Rompendo as barreiras geográficas pela Web, alunos do nosso Colégio aprendem conhecimento específicos de química articulada com artes.
A professora Silvana Monteath lançou o desafio aos seus alunos e eles aceitaram!
Na pesquisa pela Web o elemento eleito foi o sódio (Na), a professora indicou dois links, mantidos pelo Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle. Com o elemento previamente escolhido entre os professores, as páginas foram o alvo de descobertas pelos alunos, não só em relação ao uso da tabela periódica, bem como as propriedades físico-químicas, funções, e a obra de arte de um jardim feito de cloreto de sódio (NaCl, sal de cozinha)
O Objetivo dos professores foram somar seus trabalhos colaborativamente, para que os alunos conhecessem além de sítios de confiança a articulação entre a química e as artes. Além de estarem em contato com um trabalho feito por uma das Universidades Federais do Brasil.
Os alunos nunca imaginaram que poderiam ver uma obra de arte construída à base de sal de cozinha. Ficaram impressionados com este tipo de trabalho de pesquisa colaborativo entre o seu Colégio e uma Universidade.
O website da Tabela Periódica tem como objetivo fornecer uma coleção diversificada de informações sobre cada elemento.
O blog, Em Síntese, tem como foco uma coletânea de assuntos relacionados à química.
A manutenção e divulgação dos sítios é feita pelo
Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle da Universidade Federal do Pampa.
http://lattes.cnpq.br/7574903011613803
Faça também a sua própria investigação nos links abaixo e descubra uma química bem diferente:
http://www.tabelaperiodica.org/tabelaperiodica-org-em-sala-de-aula/
Em Síntese:
http://www.emsintese.com.br/2009/jardim-de-cristais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário